quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Aceitação ou moda?

3 comentários
Olá Ouse Cacheadas e Cacheados!
Quem nunca viu na televisão, revistas, paginas na internet e até mesmo no dia a dia a frase: “Cabelo Afro é a nova tendência de moda”? Mas será que este movimento todo pode se resumir em apenas 4 letras?

É só sair na rua que já conseguimos perceber uma grande diferença de 3 anos atrás para hoje, antes ver uma pessoa com o cabelo natural era algo espantoso e raro, ao longo deste tempo o numero de pessoas que veem assumindo os cachos/crespos é enorme, o que faz com que as mídias tratem este fato como Moda.
A palavra Moda tem como sinônimo a palavra tendência, algo que nos remete a algo passageiro, mas ninguém enfrenta a transição capilar para estar por dentro das tendências de moda. Para quem não sabe a transição capilar é um processo de meses e pode chegar a anos, depende de cada pessoa, consiste em tirar todo o cabelo com química (alisamentos) até que fique apenas a raiz natural, então já começamos uma luta interna sobre tudo que ensinaram a nossa vida inteira:
- Mulheres devem ter cabelos longos, se não perdem a feminilidade.
- Homens devem ter cabelos curtos, se não perdem a masculinidade.
-Cabelo cacheado/crespo é ruim, difícil de cuidar, você não aguentaria.
A transição é o momento de fortalecimento e empoderamento pessoal, fase onde descobrimos e aceitamos quem realmente somos e adquirimos a confiança de ser, usar e ousar o que quiser.
Mas Lari acabou a transição, já estou Ousando Cachear então agora não tem mais preconceito, afinal está na moda, não é mesmo?
(risos) Gostaria que fosse assim, por mais que o movimento de aceitação ao natural tenha chegado aos olhos da mídia, o cabelo cacheado/crespo ainda têm conotação como um cabelo ruim e a diversos adjetivos negativos, enfrentar a transição apenas facilita lidar com certas situações e até mesmo ignora-las.
Outro ponto que me incomoda em chamar a aceitação ao natural em moda é entrarmos em uma nova ditadura, saímos da ditadura dos lisos perfeitos, para entrar na dos cachos perfeitos? Ouço a todo momento: “Para cabelos mais definidos e sem frizz” “Para reduzir o volume dos seus cachos” Gente, calma ai, aceitar o natural é aceitar como realmente são, da forma e maneira que acharmos melhor para nós, sem entrar em novas padronizações.
Para finalizar, chamar este movimento de “moda” é reduzir a zero um ato político e uma luta dizendo que ela pode ser substituída pela próxima tendência.

Quero saber a sua opinião, vocês consideram aceitar o natural como moda? Deixem  aqui nos comentários ou em nossas redes sociais. Se inscrevam  no blog para receber nossas novidades. Quer fazer parte da nossa galeria de cacheadas e cacheados? Use a nossa hashtag #ousecachear no Instagram e em breve aparecerá aqui e em nossas redes sociais. Não esqueçam de curtir a nossa página no Facebook e nos siga também no Snapchat (lariarnold)

3 comentários :

  1. Concordo com o texto, desde que decidi sair da química que ouço esse tipo de comentário, muito engraçado, de repente apareceram tantas cacheadas?? passei 1 ano e 3 meses para tirar o alisamento, será que é só para está na moda? Me poupe, a transição não é fácil, para tanto e como você disse tem pessoas que passam anos na transição e realmente não é moda é, sim, resistência. Não é à-toa que a mídia já está abrindo portas paras as cacheadas, um movimento que veio da rua e das mulheres que se cansaram de horas a fio no salão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Aline, transição não pode ser considerado apenas moda, até porque nós sabemos que é muito mais que isso!
      Beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir