quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cronograma Capilar

Nenhum comentário
Como saber o que seu cabelo precisa?

Algumas das minhas duvidas quando iniciei a transição capilar era: Como vou saber se meu cabelo precisa? Nutrição, reconstrução ou só hidratação? Era tanta informação! Mas vamos começar com o básico?

O que é cronograma capilar?
Geralmente quando fazemos muitos procedimentos químicos ou iniciamos a transição o nosso cabelo tende a ficar muito estragado, no caso da transição a falta de química faz o cabelo começar a alarmar pedindo cuidados e para recuperar esse fio devemos devolver o máximo de nutrientes a ele, para isso necessita de uma rotina de recuperação que é chamado de Cronograma Capilar e funciona da seguinte forma:

-12 hidratações mensais, sendo que três são nutrições e uma reconstrução
-Escolha três dias da semana intercalados que te agrade melhor

Confesso que três dias na semana é muito, ainda mais para quem tem a agenda cheia por conta do trabalho, nesses casos recomendo que diminua para dois dias na semana, intercalados.
Na minha transição tentei ser o mais fiel a essa tabela, mas façam a sua maneira, de acordo que seja mais cômodo para você.
        

Com o tempo você vai percebendo uma melhora significativa nos fios e poderá moldar seu cronograma a partir das necessidades de seu cabelo, mas isso será o tema de um próximo post ok?
Depois de montado o seu cronograma, resta saber quais máscaras são as mais adequadas e o efeito esperado não é mesmo?


·         NA HIDRATAÇÃO: a hidratação tem a função que repor a água do fio, o que espera quando se hidrata é ganhar brilho, maciez e leveza, como a composição das máscaras é mais leve, não pesa o cabelo, então pode abusar bastante da hidratação! Escolha máscaras que na composição contenha aloe vera (famosa babosa), silicone, máscaras a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina e vitaminas. 

 

·  NA NUTRIÇÃO: já que meu cabelo é bem seco e a nutrição tem a excelente função de devolver os lipídeos aos fios, esta etapa se torna a minha favorita! O que se espera é que aja a redução do frizz, da porosidade e alinhe mais os cabelos. Mas caso você tenha o cabelo oleoso já te adianto que não tem problema algum em fazer essa etapa, o fato de aplicar o óleo chega até a reduzir a oleosidade! Curioso não? As máscaras recomendadas são as que contêm óleos como os de argan, coco, manga, uva, amêndoas, óleo de oliva extra virgem, existe uma infinidade de óleos. As manteigas também são muito indicadas, como as de karité, cupuaçu e até mesmo de tutano. A nutrição pode ser aplicada de duas maneiras, com a máscara ou pela umectação, que consiste em aplicar óleo nos fios e no couro cabeludo, massageando, mas explicarei o processo de aplicação direitinho em um próximo post! 

                                                                                         

  •    NA RECONSTRUÇÃO: A reconstrução tem a função de restaurar dos fios, essa é a etapa mais forte do cronograma, já que trata o fio de dentro para fora, não é a toa que é feita apenas uma vez no mês. As máscaras mais usadas são as que contêm queratina, proteínas, cisteínas, aminoácidos, arginina. Lembro que não exagerem nessa parte, principalmente com a queratina, pois o efeito pode ser reverso! 

Por fim galera, esse post não é exclusivo para as cacheadas! Em próximos posts falarei mais sobre produtos, aplicação e como saber exatamente o que o seu cabelo precisa, além de receitas caseiras super práticas.





Imagens do google (exceto a tabela)


Nenhum comentário :

Postar um comentário